terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Abstenção da última prova da Fuvest é a maior dos três dias da 2ª fase (Postado por Lucas Pinheiro)

A taxa de abstenção da última prova da segunda fase da Fuvest 2012 foi a maior dos três dias de exames. De acordo com a fundação, 2.845 candidatos faltaram à prova de conhecimentos específicos, o que corresponde a 9,03% do total de 31.504 candidatos convocados para a etapa.

A taxa de abstenção no primeiro dos três dias de prova da segunda fase do vestibular, que aconteceu no domingo (8), foi de 8,15%. Segundo a assessoria de imprensa, 2.568 candidatos aprovados na primeira fase deixaram de fazer a prova de português e a redação, que abordou o tema da "participação política".

Na segunda-feira (9), a prova teve 16 questões, de igual valor, sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). O índice de abstenção foi de 8,56%. Segundo a Fuvest, faltaram à prova 2.696 dos 31.504 candidatos aprovados na primeira fase.

Os primeiros candidatos a deixar o local de prova da segunda fase da Fuvest 2012 na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, afirmaram que estavam cansados, porém aliviados com o fim da sequência de provas.


"Vou dormir o resto do dia e reciclar as minhas apostilas porque não tem mais lugar para elas no meu quarto", afirmou a candidata de letras Lisa Santana, de 19 anos.

Os amigos Walter Gurzone e Giuseppe Tropi, ambos de 19 anos, se encontraram na saída da unidade da Uninove na Barra Funda para voltarem juntos a Atibaia, onde moram.

"Já estava cansado de fazer vestibular", afirmou Walter. Giuseppe disse que, nos últimos meses, precisou fazer três provas de redação. "Para quem é de exatas, é muito cansativo."

No meio de 2011, Walter e Giuseppe desistiram dos cursos de engenharia mecânica em São Bernardo, e engenharia mecatrônica em Itatiba, respectivamente, para tentarem uma vaga em engenharia física no campus da USP em Lorena.

Segundo eles, a parte mais difícil da prova específica da Fuvest para engenharia foi matemática. "Teve duas questões médias e duas muito difíceis", disse Walter. De acordo com ele, as questões mais complexas foram sobre triângulo e poliedro. As questões sobre polinômio e probabilidade ele considerou com dificuldade mediana.

Giuseppe disse que três das quatro questões de física abordaram óptica, cinemática e elétrica.

Habilidades específicas
A fase decisiva do vestibular da Fuvest começou no domingo (8) e terminou nesta terça-feira.

Porém, algumas carreiras exigem também uma prova de habilidades específicas, como parte da segunda fase, com peso dois. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, e também vale 100 pontos.

A lista com todos os candidatos aprovados sai em 4 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas em 8 e 9 de fevereiro.


Nenhum comentário: