domingo, 11 de novembro de 2012

Vestibular 2013 da Unicamp começa neste domingo com 67,4 mil inscritos (Postado por Lucas Pinheiro)

 Abrindo a 'maratona' de vestibulares das maiores universidades públicas do Brasil, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica neste domingo (11) a prova da primeira fase do processo seletivo da instituição. A universidade registrou pelo quarto ano consecutivo número recorde de inscrições e 67,4 mil candidatos disputam as 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina (Famerp) de São José do Rio Preto.

As provas serão realizadas em 20 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Os candidatos devem consultar seu local de provas na página da Comvest na internet. A comissão também recebeu a inscrição de 5.222 treineiros, estudantes que concluem o terceiro ano do ensino médio somente a partir de 2012.

No campus da Unicamp no distrito de Barão Geraldo serão aplicadas provas para candidatos com necessidades especiais que as comprovaram com laudo médico no período citado no Manual do Candidato. Essas provas são aplicadas, geralmente, nos prédios do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Gabriel Porto (Cepre) e em algumas salas do Ciclo Básico. Até a véspera do vestibular, a Comvest não havia registrado nenhum caso de candidatos hospitalizados.

Concorrência
O curso de Medicina é o mais concorrido da Unicamp. A concorrência é de 127,3 candidatos por vaga na edição deste ano. Já o curso de Tecnologia em Controle Ambiental é o menos disputado, com a relação de 2,6 candidatos por vaga. A Comvest divulgou a lista de número de vestibulandos por curso em sua página na internet.

 Abertura dos portões
Os portões dos locais de Campinas (SP) com o maior número de inscritos para a primeira fase do vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (SP) serão abertos mais cedo do que o previsto na manhã deste domingo (11). A medida foi tomada pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) para evitar que os candidatos sejam prejudicados com o trânsito no entorno dos locais de aplicação da prova com maior concentração de vestibulandos.

Os portões dos campi I e II da PUC-Campinas (com 4.035 e 2.150 inscritos, respectivamente) e do campus II da Universidade Paulista (Unip) (5.774 inscritos) serão abertos entre 10h e 11h, de acordo com a Comvest, mas os candidatos não terão acesso às salas onde será aplicado o exame, apenas aos prédios. Os locais de prova só serão abertos às 13h.

Nas demais escolas com menor concentração de candidatos os portões abrirão ao meio-dia. A orientação é de que os vestibulandos saiam de casa com antecedência para evitar trânsito e que façam o percurso em dias anteriores, para conhecerem o caminho. Nos estados onde não há horário de verão também é preciso ficar atento porque a comissão seguirá o horário local e não o horário de Brasília (DF). A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.

Primeira fase
A prova da primeira fase neste domingo terá duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos. A Comvest divulgará a lista dos candidatos aprovados na primeira fase no dia 21 de dezembro.

O que levar para a prova
Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3x4 recente (tirada em 2012), com nome e número de inscrição anotados no verso, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.

É proibida a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular. Não haverá opção para guardar o aparelho na sala de prova. No ano passado, 50 candidatos foram eliminados por descumprirem a regra. Os vestibulandos poderão usar relógio analógico para controlar o tempo.

'Campus cidade'
O estudante que for aprovado em um dos cursos da Unicamp no campus de Barão Geraldo em 2013 vai estudar em uma 'cidade' com movimento diário de 50 mil pessoas e uma frota de 35 mil veículos. A 22ª colocada no ranking das universidades com menos de 50 anos, segundo o QS World Universities, organização internacional que avalia o desempenho de instituições de ensino, a Unicamp fechou 2011 com 1.727 docentes e 17.650 estudantes matriculados na graduação, sendo 2.284 formandos.

Na pós-graduação, mestrado, doutorado e especializações, os números chegam a mais 26.869, segundo dados da universidade. O campus, instalado no distrito mais populoso de Campinas, terceira maior cidade do estado de São Paulo, com 1,08 milhão de habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser comparado a alguns municípios de porte médio, não só pela população mas também pelos quase três milhões de metros quadrados de área.

Nenhum comentário: