quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Veja histórias de quem vai prestar o Enem 2012 (Postado por Lucas Pinheiro)

 Quase seis milhões de estudantes de todo o país devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem ocorre nos próximos dias 3 e 4 de novembro e é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas terão início às 13h (horário de Brasília).

No sábado (3), a prova terá 45 questões sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza, e terá quatro horas de duração. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos (prova que engloba português e inglês ou espanhol), e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação.  A prova de domingo terá cinco horas de duração. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Dentre os estudantes concorrentes deste ano, o G1 encontrou alguns que buscam uma nova graduação e profissão, outros que voltaram aos estudos na terceira idade, alunos que mantêm confiança e motivação após anos de tentativas. Confira abaixo esses estudantes:

Acesso especial
A aluna Michelly Maia, de 20 anos, dedica várias noites de estudo ao Enem em Goiás. Ela teve paralisia cerebral quando criança e depende do andador e da cadeira de rodas. Na hora de fazer a inscrição da jovem, a mãe requisitou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) uma mesa especial e uma sala de fácil acesso no local da realização da prova. Ela também terá uma hora a mais para fazer o exame nos dois dias.

Mercado de trabalho
A baiana Marlí, que nunca trabalhou e depende da pensão deixada pelo pai para sustentar a família, vai fazer neste fim de semana as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Salvador como primeiro passo para conseguir voltar ao mercado de trabalho. Aos 51 anos, a dona de casa faz um curso pré-vestibular no período da tarde e quer cursar odontologia.

Em busca de diploma da USP
Augusto Roberto Cocina, de 69 anos, resolveu enfrentar o desafio de voltar a estudar e há três anos frequenta aulas preparatórias. O sonho é conquistar uma vaga no curso de agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP (Universidade de São Paulo) em Piracicaba.

Nova graduação
Aline Hollanda Cassiano de Souza, de 29 anos, é formada desde 2011 em Gestão de Recursos Humanos, por uma faculdade particular de Fortaleza. Neste ano ela pretende fazer o Enem para concorrer a uma vaga em uma universidade pública e, assim, fazer uma nova graduação em psicologia ou gastronomia.

Deficiente visual
Aos 17 anos, a deficiente visual Laura vai fazer o Enem pela terceira vez. Dentro da sala de aula, a estudante de RO utiliza uma máquina de escrever em braile e tem o apoio da melhor amiga e da professora. Já no dia do Enem, ela estará sozinha. “Eu faço prova em uma sala sem mais nenhum aluno, pois além da prova ser em braile, ainda tenho um ledor das questões e um transcritor das minhas respostas” explica.

 Confiança
Determinada a ser aprovada em Direito, a estudante Luisa Nantes, de 19 anos, passa mais de dez horas por dia estudando. Ela terminou o terceirão em 2010 , mas não foi aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Direito. 'Já pensei em desistir, mas meus pais me fazem continuar', diz a estudante.

Mudança
A estudante Rafaella de Noronha encara Enem 2012 como mudança. Depois de formada em biomedicina no RS, Rafaella vai tentar medicina neste ano. Sem medo de começar de novo, a estudante está segura e tem certeza de que irá bem no exame neste final de semana.

 Volta ao estudos
Cristiane Garcia, de 35 anos, retornou à sala de aula após 15 anos para tentar uma segunda profissão. Ela se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio conciliando trabalho, família e estudos. A enfermeira, que mora em Porto Velho, quer realizar um sonho: ser médica.

 Dose dupla
Inseparáveis até na hora de estudar, os gêmeos Fábio e Flávio, de Pernambuco, vão prestar o Enem pela terceira vez neste ano. Nas outras duas vezes, eles fizeram o teste para treinar. A dica deles é não perder tempo e entender logo o que a questão pede.

Estrangeiros
A secretária sueca Serena Alund, de 31 anos, está há 10 anos no Brasil e vai prestar o Enem pela 1ª vez. Como cidadã sueca, ela não teria problemas em conseguir uma vaga em uma universidade de seu país natal, onde o ensino superior é gratuito. Mas a secretária afirma que nem ela nem o marido, um brasileiro com quem está casada há cerca de dois anos, têm interesse em deixar país.

Motivação
Aos 70 anos, o borracheiro Marcelino Miranda vai fazer a prova do Enem pela terceira vez, em RO. Marcelino, que iniciou os estudos em 2000, há três anos conseguiu o diploma de conclusão do ensino médio. Ele disse ao G1 que tenta uma vaga para o curso de teologia.

Nenhum comentário: