quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estudantes da UFRJ ocupam Canecão para pedir reunião com reitoria (Postado por Lucas Pinheiro)

Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupam na noite desta terça-feira o imóvel onde ficava o Canecão, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 200 universitários entraram no local por volta das 21h e pretendem ficar lá até serem recebidos pela reitoria da instituição.

“Vamos ficar aqui por tempo ilimitado até que a reitoria atenda às nossas reivindicações”, diz Kenzo Soares, um dos integrantes do comando da greve da UFRJ.

Dentre os pedidos dos universitários também está a transformação do Canecão em um centro cultural 100% público, com ingressos a preços populares para os eventos.

“Nós queremos que o destino do espaço do cultural seja decidido em um fórum paritário. Além disso reivindicamos para que haja um restaurante universitário em todos os campi da universidade”, reforça Kenzo.

O grupo ainda pede que 10% do PIB seja destinado à educação pública. A ocupação vai contar com manifestações culturais. “Vamos convidar artistas para fazer shows e oficinas. E convocamos que artistas cariocas venham debater conosco como deve ser o futuro Canecão”, finaliza Kenzo.

A direção da UFRJ não recebeu nenhum comunicado a respeito da ocupação do imóvel. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, é normal que sindicalistas e integrantes do movimento estudantil comuniquem a reitoria sobre eventuais protestos com antecedência.

Nenhum comentário: