sábado, 5 de dezembro de 2009

Enem começa a ser aplicado neste sábado para 4,1 milhões de inscritos

do UOL Educação

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 começa neste sábado (5), às 13h, para 4.147.527 inscritos. A avaliação prossegue no domingo. Nos dias de prova, após as 19h30, o UOL Vestibular trará correção do exame, comentada por professores do Curso e Colégio Objetivo.

Os gabaritos oficiais e provas dos dois dias do Enem serão divulgados somente no domingo, depois do término do exame em todo o território nacional.

Veja mais informações sobre o exame:

Locais de prova

Os endereços dos novos locais de prova do Enem podem ser conferidos no cartão de confirmação de inscrição verde, enviado aos candidatos pelos Correios, pelo telefone do Fala Brasil (0800-616161) ou pelo site do Enem.

O novo cartão de confirmação de inscrição verde foi enviado a todos os inscritos via Correios e contém o local de prova, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Quem não recebeu o documento pode fazer prova, desde que se dirija ao local correto previsto, munido de documento de identificação com foto.

Questionário socioeconômico

Os inscritos receberam em casa, junto com o novo cartão de confirmação de inscrição verde, o cartão-resposta do questionário socioeconômico do Enem 2009. O questionário e o cartão de respostas também podem ser acessados via internet:


Os estudantes devem entregar o cartão-resposta preenchido no dia da prova. A entrega é voluntária, mas essas informações são importantes para que o MEC (Ministério da Educação) saiba mais sobre os participantes e suas expectativas.

Abertura dos portões

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília, DF). As provas serão iniciadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Os organizadores do Enem informam que os candidatos de Estados que não estão em horário de verão devem considerar o horário oficial de Brasília (DF), a fim de não perder a prova.

Aplicação das provas

As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado (5), será aplicada a prova I, com questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O exame ocorre das 13h às 17h30 (horário oficial de Brasília).

No domingo (6), os candidatos farão a prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação, e matemática e suas tecnologias. O período de duração será maior: das 13h às 18h30 (horário oficial de Brasília), por causa da redação.

Cada área das provas objetivas concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída aos participantes um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, nas quais as questões estarão ordenadas diferentemente.

A redação deve ser feita em língua portuguesa e deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir do tema proposto. Nos dois dias de prova, o participante deve conferir, no cartão de confirmação, o número do seu CPF, seu nome e os demais dados pessoais.

Os participantes só podem deixar o local de prova após duas horas do início do exame. É possível levar o caderno de prova somente após quatro horas de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar o caderno ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

O que levar

Nos dias de prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação e o novo cartão de confirmação de inscrição verde. Atenção: não será aceito o cartão anterior, na cor branca.

Os documentos de identificação aceitos são: carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

O que não levar

Não é permitido levar telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, MP3 ou superiores, microcomputadores ou similares.

Durante a realização da prova, não é admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Não será permitido o uso de calculadoras nem consulta bibliográfica de qualquer espécie.

Atendimento especial

Os candidatos com necessidades especiais terão atendimento diferenciado de acordo com os recursos que solicitaram para a realização da prova.

Participantes com deficiência visual farão provas em Braille, provas em formato digital acessível ou com auxílio de ledores. Participantes com baixa visão farão provas com caracteres ampliados no corpo 24 (padrão). Participantes surdocegos contarão com auxílio de guias-intérpretes e, aqueles com surdez, terão auxílio de intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No caso de participantes com deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida, será garantida acessibilidade na estrutura física do local do exame. A todos eles será garantido o tempo de uma hora a mais para a realização das provas.

Liberdade religiosa

Participantes que se declararam sabatistas realizarão a prova após o por do sol no sábado, dia 5, às 19h (horário de Brasília). Esses candidatos deverão se apresentar nos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12h e 13h, horário de Brasília, sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos.

Eles serão alocados em salas específicas e também terão 4h30 para responder ao caderno da prova I, com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem.

Fraude adia exame

A avaliação, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo. Após a constatação da fraude, o MEC interrompeu o contrato com o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), consórcio que estava responsável pela execução do Enem.

Em regime de urgência, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame. Os custos já atingiram R$ 131,9 milhões.

Outras informações podem ser obtidas no site do Enem.

*Com informações da assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nenhum comentário: